AJURUTEUA

Bragança: a riqueza natural e cultural do Caeté


Tamanho da fonte: A- A+
Bragança: a riqueza natural e cultural do Caeté (Foto: Everaldo Nascimento)
(Foto: Everaldo Nascimento)
Como chegar:
Partindo da capital, o visitante vai pelas rodovias BR-316 e PA-242.
Área: 2 090 km².
População: 113.165 habitantes.
Distância: 220 km de Belém.

Pérolas de verdade são belas, valiosas e inesquecíveis como presentes. E não poderia ser diferente em relação à Pérola do Caeté, Bragança. Primeiro pólo de ocupação européia na Amazônia, o município se estabeleceu como referência de desenvolvimento e peculiaridades na região. Hoje, a manutenção de seu conjunto arquitetônico mesclado com as belezas naturais o mantém como destino de milhares de paraenses em busca de um animado verão. O Círio e a Festividade de São Benedito são as maiores manifestação culturais do povo bragantino. Sem esquecer, é claro, da farinha de Bragança, ícone essencial no dia-a-dia do paraense e que está ganhando o mundo por meio da exportação.

Aonde ir:

Praia de Ajuruteua: Placas no caminho de 36km que separam Ajuruteua de Bragança avisam: “Reduza a velocidade. Caranguejo na pista”. A presença dos animais acontece duas vezes ao ano, num fenômeno demoninado Suatá, quando eles deixam os manguezais para o acasalamento. Mas, passando os crustáceos, vem o paraíso terrestre, que, além das belas praias locais, ainda conta com eventos para animar o verão, como o Ajurusol, festival de música que acontece sempre no mês de julho.

Prédios históricos: Pelas ruas dos municípios, algumas construções imponentes narram a formação da comunidade bragantina. O palacete Augusto Corrêa, onde se situa atualmente o prédio da prefeitura, é uma cópia fiel do palácio de Bragança, em Portugal, e conta com uma escadaria principal em madeira de acapu e alicerces em pedra, trazidos pelos portugueses. A Casa das Treze Janelas, adquirida em 05 de setembro de 1924, pelo Intendente de Bragança, foi restaurada para ser a “Casa dos prefeitos” e hoje abriga órgãos municipais. O mercado de carne, construído em estilo neoclássico, e o Instituto Santa Terezinha, finalizam o tour histórico local.
fonte:diarioonline