Carnaval 2013 Bragança, PA


    Bragança, PA, tem carnaval tradicional de rua

Município do nordeste do Pará, atrai centenas de turistas no carnaval.
'Pérola do Caeté' oferece várias opções para foliões.

Bloco de fantasia "Os Normais", em Bragança, no Pará (Foto: Luciana Lemos/Arquivo pessoal)                                                                           Bloco de fantasia "Os Normais", em Bragança, no Pará (Foto: Luciana Lemos/Arquivo pessoal)
O aconchego de uma pequena cidade aliado a uma programação diversa é o que torna a região ainda mais convidativa para turistas nesta época do ano. O município de Bragança, localizado no nordeste do Pará, oferece diversas atrações no carnaval, com os arrastões em massa da multidão vestida de abadá, até os tradicionais bloquinhos de rua, onde o folião caminha pela cidade ao som das clássicas marchinhas.
A tradição do carnaval em Bragança começou ainda quando a cidade engatinhava, de acordo com os próprios bragantinos. “Descoberta” pelos europeus em 1613, Bragança era habitada por indígenas da tribo Tupinambá e foi elevada a condição de município após mais de 200 anos, em 1854. Segundo um documento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relatos apontam que o nome, de origem portuguesa, deriva de “brigância” e até mesmo “beneguerença”.
 
Tradição
A cidade respira a mistura de ritmos regionais. Sua estrutura arquitetônica é bastante preservada e remete ao início da colonização local, assim como o carnaval. Uma das principais atrações da cidade é a banda de sopro centenária A Furiosa. Apesar de se tratar de um grupo antigo, até mesmo quem é jovem gosta desse retorno ao passado, quando ressurgem as marchinhas de velhos carnavais e os sambões, acompanhados do colorido das fantasias dos foliões.
"É bom demais, é um carnaval popular. A cidade não é grande, é tudo bem provinciano, a gente faz tudo andando. Já fomos dois anos, esse é o terceiro. Para quem não está procurando luxo, você se diverte gastando muito pouco. Além de tudo, as pessoas são bastante receptivas. Todo mundo acaba saindo junto, é uma coisa mais família", relata a arquiteta Verena Coelho, 24 anos.
A jovem foi com um grupo de cerca de 10 pessoas para o carnaval. O namorado, João Azevedo, estudante de engenharia civil, também indica a folia da zona bragantina. "Indico principalmente pela cidade, que além de tudo, é próxima da praia, a 20 minutos de Ajuruteua. Desde a primeira vez eu achei muito legal, diferente de outros municípios. Lá é tudo perto, a cidade tem uma programação muito próxima de tudo. Lá remete bem ao carnaval de rua, o pessoal fantasiado", comenta.
O aconchego da cidade pequena é um atrativo para os visitantes. "O clima é bem de família. Todo mundo se conhece, o que deixa um clima bem amistoso. Pode brincar, beber e se divertir tranquilo", conclui João.
Dentre as atrações de Bragança, existem os desfiles das escolas de samba locais, entre elas, as mais conhecidas: "Um milhão de amigos" e "Os Normais". Também é possível conferir e participar dos blocos de abadá e de fantasia, como acontece em outros municípios do interior do estado do Pará.
Urubu Cheiroso
Conhecido por seus participantes saírem às ruas com fantasias criativas e irreverentes, o bloco Urubu Cheiroso é acompanhado da banda de fanfarra A Furiosa. Quando os foliões saem do local de concentração, seguem em arrastão pela cidade passando pela avenida principal da cidade até o seu pouso no Largo de São Benedito.
O bloco foi criado há 20 anos, e surgiu de uma mistura de folia e protesto. De acordo com a organização do cortejo, tudo começou com a inauguração do campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Bragança. "O prédio funcionava em uma antiga escola municipal, em frente ao matadouro da cidade, atualmente desativado. O odor do local e a visita de urubus, que já incomodava os moradores da redondeza, passou a ser um problema também para alunos e professores do campus", conta Josinaldo Reis, um dos organizadores do bloco.
Além disso, próximo ao espaço onde funcionava o matadouro, eram constantes as fugas de bois, o que assustava a população e também aos estudantes. Um grupo de alunos decidiu então protestar contra o problema. Em 1993, uma manifestação ocorreu no mês de fevereiro e, com a presença de uma bandinha, passearam pelas ruas do bairro, atraindo moradores a participar do cortejo. Foi assim que, pela primeira vez no carnaval de Bragança, o bloco carnavalesco, até então formado por universitários, passeou pelas vias de Bragança.
Os bragantinos afirmam que após alguns anos o matadouro foi desativado e o prédio cedido à UFPA, onde funciona a biblioteca “Armando Bordallo da Silva” e laboratórios do curso de biologia. Durante algum tempo, o Urubu Cheiroso serviu de caixinha para formaturas, e as turmas que estivessem no ano de se formar ficavam responsáveis pelo bloco.
Mas em 2004, um grupo de amigos ex-universitários e foliões do Urubu e de outros blocos da cidade resolveu transformá-lo em um cortejo de fantasias puxado por uma charanga. A bandinha Cantídio Gouveia, a famosa “A Furiosa”, arrastou por diversas vezes pelas ruas de Bragança grupos inteiros de amigos que representavam personagens de desenhos animados, heróis de quadrinhos, e muitas outras criativas fantasias de carnaval.
Bloco Urubu Cheiroso Carnaval Bragança Pará (Foto: Divulgação)Foliões do bloco "Urubu Cheiroso" são conhecidos por suas fantasias criativas (Foto: Divulgação)
Em 2010, o bloco adotou o lema “Carnaval com alegria só se faz com fantasia”, para estimular a criatividade e a criação de fantasias por parte dos foliões. "O bloco é uma atividade que ocorre no período do carnaval, mas é precedida de outras ações realizadas em parceria com a comunidade do bairro ao qual pertence, como oficinas de adereços carnavalescos", detalha Josinaldo.
O bloco também estimula a sustentabilidade, propondo a construção de adereços a partir de elementos e objetos locais e recicláveis, para crianças e adolescentes. O próprio mascote do grupo de foliões é feito com garrafas pets, recolhidas no bairro, flores e estandartes. Além disso, a organização do cortejo incentiva a criação artística a partir de oficinas que promovam a criação de músicas (marchinhas) carnavalescas com temas locais.
Super Latinha
Um dos principais blocos de abadá de Bragança é o Super Latinha. Com 7 anos de existência, a escolha do nome surgiu de uma brincadeira no aniversário do presidente do cortejo, Jonas Ferreira. "Eu e meus primos queríamos fundar um bloco de rua chamado Super Latinha. É que nesse ano (2007) as latinhas de cerveja estavam começando a serem vendidas nas festas. Achamos que por ela estar em vários eventos, iria cair no gosto da galera", conta.
Cerca de 2.000 foliões participam do bloco desde seu primeiro ano de cortejo. "Por isso que ele é chamado de 'o arrasta multidão de Bragança', e para arrastar toda essa multidão o bloco tem seu próprio som, chamado 'carretinha paredão Super Latinha', um som criado para fazer a alegria de todos que nos acompanham", explica Jonas.
A festa dos foliões do bloco começa na primeira semana de janeiro, sempre aos domingos, até o período de carnaval.
Carnaval Bragança Pará (Foto: Divulgação)Milhares de pessoas participam do carnaval em Bragança (Foto: Divulgação)
Homenagem
Falar do carnaval de Bragança e não falar da "Patokada", uma animada escola de samba local, é quase um pecado para os bragantinos. Este ano, porém, os foliões lamentam a perda de um dos fundadores do grupo, o funcionário público Fabiano Cardoso, que faleceu no dia 15 de janeiro após arrastar multidões de "patokeiros" por 40 anos que, para homenagear o puxador de samba, desfilarão com abadás metade coloridos e metade pretos.
"Ele era o mentor, organizava tudo. Nós éramos como uma família. Ele era dono do bar onde se concentra a saída da maioria dos blocos de carnaval, o Rex Bar, um dos mais antigos de Bragança. Ele vai fazer muita falta. A escola não desfila mais, mas a gente se reunia, fazia brincadeira, e juntando todo mundo dava muita gente, acho que umas 500 pessoas", revela Nazareno Costa, o "Koroty", que também ajudou a fundar a escola de samba.
Mas o carnaval bragantino é movido a alegria, e essa foi uma das marcas que Fabiano deixou na história da cidade. E são os sentimentos de tradição, folia e receptividade que prevalecem. A advogada Alessandra Costa, 25 anos, nascida e criada na cidade, define bem as características que fazem do carnaval de Bragança um dos mais tradicionais do estado do Pará.
"Falar do carnaval de Bragança é falar da minha história. Uma porque meu tio foi um dos fundadores da Patokada, escola de samba que embalou os carnavais da cidade na década de 80. Outra porque desde pequena esperava por essa época para a tradicional brincadeira que envolve crianças e adultos que é a de jogar maizena um no outro. Comparo o carnaval de Bragança com o da cidade velha, em Belém. Famílias reunidas, fanfarra, marchinha, sem a pompa dos grandes carnavais, mas com a receptividade e a alegria que são peculiar da nossa gente. Além disso, tem a praia de Ajuruteua, que fica um pouco mais de 30 km do centro da cidade e se torna um atrativo a mais para conhecer Bragança nesta época do ano. Não bastasse isso, Bragança tem uma bebida regional chamada cajuaçu, que deixa o nosso carnaval com cheiro e sabor diferente. Sobre ela, vou deixar para quem for conferir com moderação! Vale a pena conhecer Bragança, rumo aos 400 anos de experiência com carnaval!", finaliza.

Confira abaixo a programação do carnaval na cidade:
O carnaval bragantino se extende por cinco dias, de sexta-feira até a terça-feira "gorda".
Sexta-feira (8):
- Largo de São Benedito (orla do rio Caeté): apresentação da banda de fanfarra A Furiosa, circulando e anunciando a chegada do carnaval.
- Estação Cultural Armando Bordallo (Praça. dos Eventos): realização dos concursos de Rei Momo e Musa Gay do Carnaval.
As programações são de 20h às 2h do dia seguinte.
Sábado (9):
- Largo de São Benedito (orla do rio Caeté): apresentação infantil da companhia circense Nós Tantos, acompanhada do som da banda A Furiosa, show dos cantores Evandro Mesquita e Arthur Espíndola.
- Estação Cultural Armando Bordallo (Praça. dos Eventos): apresentação de DJ, das bandas Pura Malícia e Vitrine da Bahia, eleição da vencedora do concurso Musa do Carnaval.
Atrações iniciam às 17h30 e seguem até às 2h50.
Domingo (10):
- Largo de São Benedito (orla do rio Caeté): apresentação infantil da companhia circense Nós Tantos, acompanhada do som da banda A Furiosa, banda Samba de Mesa e Elói Iglesias.
- Estação Cultural Armando Bordallo (Praça. dos Eventos): apresentação de DJ, das bandas Pura Malícia e Mistura Baiana.
Segunda-feira (11):
- Largo de São Benedito (orla do rio Caeté): apresentação infantil da companhia circense Nós Tantos, acompanhada do som da banda A Furiosa, das bandas Codex e Trio Balancê.
- Estação Cultural Armando Bordallo (Praça. dos Eventos): apresentação de DJ e da banda Jukbox.
- Avenida Nazeazeno Ferreira: cortejo do bloco Urubu Cheiroso, com concentração a partir de 15h, na Praça da Aldeia, com dispersão na Orla do Caeté.
- Praia de Ajuruteua e Vila do Bonifácio: trio elétrico com a banda “Tribo na Folia” (marchinhas e samba).
Terça-feira (12):
- Estação Cultural Armando Bordallo (Praça. dos Eventos): apresentação de DJ e da banda Pirata Show.
- Avenida Nazeazeno Ferreira: desfile de todos os blocos e escolas.
- Praia de Ajuruteua e Vila do Bonifácio: trio elétrico.
O show de encerramento da programação Carnaval de Bragança 2013 - “Máscaras e Fantasias Abam Alas para 400 Anos de Folia” será na Estação Cultural.


Leia mais: http://dcproducoesdigitais-com-br.webnode.com/noticias/noticias-de-bragan%c3%a7a-para/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br