Força-tarefa busca por óleo em praias de Viseu

      Técnicos da Semas - Secretaria de Estado Meio Ambiente e Sustentabilidade, estão no município de Viseu, na costa atlântica paraense, com profissionais do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, Universidade Federal Rural da Amazônia e Instituto Bioma para identificar possíveis manchas de óleo na praia de Apeú Salvador, próximo à divisa do Pará com Maranhão.

Durante a ação, realizada na praia de Jabotitiua, distante cerca de 1 hora de lancha da sede municipal, foi realizado o levantamento de coordenadas geográficas e o lançamento de um drone para identificar possíveis manchas de óleo, mas nada foi identificado. O objetivo da força-tarefa montada pelo governo do Pará é monitorar a possível chegada de óleo ao litoral paraense.

Segundo o secretário adjunto de Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, a operação tem o apoio da prefeitura de Viseu, que disponibilizou a embarcação para deslocamentos dos técnicos. “A equipe possui outros equipamentos de apoio na operação, dois drones para varredura e registro de áreas mais distantes da costa, GPS, binóculos, kits de coleta de amostras de material biológico e EPI [Equipamento de Proteção Individual] específico para acidente com óleo, caso encontrem algum animal atingido”, explicou o secretário, acrescentando que “estamos atuando de forma preventiva, para o caso de alguma ocorrência que chegue ao estado do Pará possamos agir rapidamente”.
 fonte: O blog do Rei