Espaço Cultural Nossa Biblioteca promove o mês da consciência negra




    
    Em alusão ao dia da consciência negra, o Espaço Cultural Nossa Biblioteca está realizando diversas atividades, entre elas, Rodas de conversas, jogos teatrais adaptados para treinamento corporal do teatro negro, jogo de tabuleiro humano, que ajudará a exemplificar de forma didática a história da escravidão no Brasil, exercícios teatrais e outros. A temática do evento é toda voltada para o universo cultural africano, desde ás origens, religiosidade e costumes. A programação iniciou no dia 4 e vai até o dia 23 deste mês, no espaço cultural localizado na Avenida 25 de junho, no bairro Guamá.

Victor Ramos, um dos colaboradores do Espaço Cultural, falou um pouco sobre a importância do evento “ Não é chegar e dizer o que eles têm que fazer ou como tem que agir. A gente cria um encantamento nos jovens. Tentamos passar como a diversidade é bonita. Para que eles comecem a se valorizar. A maioria dos alunos são negros e já sofreram ou sofrem com o preconceito. E a gente tem essa responsabilidade social de conversar com eles e dizer que não são eles que estão errados, e sim, as pessoas que os desrespeitam e agem com preconceito. ” Explicou o colaborador.

O mês da consciência negra contará também com apresentação narrativa de origem afro indígena e danças folclóricas de origem africana, cuja a ideia é o resgate a ancestralidade. Ás apresentações ocorrerão no dia 23 de novembro em uma atividade denominada “Rua de leitura”.  Que tem como um dos participantes, o aluno Geisel Damasceno, que está há sete anos no espaço cultural. “ Para mim está sendo incrível participar dessa programação, me sinto de alguma forma importante. É bom trabalhar para aumentar a autoestima e a representatividade das crianças e jovens dos bairros periféricos, que são a maioria negros”. Destacou o aluno.


O público presente e os moradores das proximidades também poderão interagir com os alunos, que farão um programa fictício para entrevista-los e saber o que as pessoas conhecem e entendem a respeito do dia da consciência negra. Uma data que simboliza uma história de luta e resistência.

SERVIÇO:
Evento: Mês da Consciência Negra
Data: 4 a 23 de novembro
Horário: Durante todo o dia
Local:
Espaço Cultural Nossa Biblioteca
Endereço: Avenida 25 de junho, nº214, Guamá
Contato:
(91) 3249-5270
Redes sociais: @ecnossabilioteca


Ascom Nossa Biblioteca