Morre italiana conhecida como "Vovó Peregrina"




 No início da tarde desta quinta-feira, 10, a comunidade católica foi surpreendida com a triste notícia do falecimento da italiana Emma Morosini - a "Vovó Peregrina" - uma enfermeira aposentada de 96 anos que recebeu esse "apelido" porque, durante 26 anos percorreu o mundo a pé visitando os santuários mais importantes dedicados à Nossa Senhora, como forma de agradecimento após ser curada de uma grave doença que quase lhe tirou os movimentos das pernas na década de 1990.


Quando tinha 70 anos Emma passou por uma cirurgia delicada, já quase desenganada pelos médicos, resolveu fazer uma promessa à Mãe de Jesus se tivesse a saúde restabelecida.

Uma mulher única, forte e de muita fé com uma história muito linda. Foi a devoção à Nossa Senhora que a moveu pra sua primeira peregrinação rumo Lourdes, na França, e desde então, como solitária peregrina, de pé, andando sozinha, foi em todos os santuários marianos do mundo.

Vovó Peregrina visitou a Paróquia de Santa Luzia em fevereiro do ano passado durante sua passagem pela cidade quando caminhava de São Luís rumo a Belém, cujo destino era a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, a Padroeira dos paraenses.

A passagem de Emma Morosini por Santa Luzia não foi em vão - mesmo rápida, que durou apenas uma manhã - e uma sementinha da fé daquela mulher que encantou o mundo com sua determinação foi plantada no solo da Terra Querida. 

Desde a sua passagem um grupo de orações denominado os "Netos da Vó Peregrina" foi fundado e continua ativo com encontros na Igreja Matriz para a recitação do terço e reflexões sobre a palavra sagrada.

Quanto a morte da religiosa, o blog não dispõe de muitas informações além das postagens no Facebook feitas por pessoas que a conheceram de perto e a admiravam.
Que descanse em Paz, na casa do Pai!!!
fonte: Santa Luzia Online