Morre o quarto presidente do Bragantino

 



Morre o quarto presidente do Bragantino.
Foi sepultado na manhã desta sexta-feira(30) em Bragança o desportista Marcel André Braun Sarmento(70 anos).
Marcel faleceu quinta-feira(29) no Hospital Saúde da Mulher em Belém em decorrência de uma úlcera.
Marcel Braun nasceu em Bragança no dia 28 de setembro de 1950. Organizou e fundou o futebol de salão, bem como a Liga de Esportes da Bola Pesada sendo posteriormente transformada em Liga Municipal de Futebol de Salão de Bragança(LIMFUSBRA). Por muitos anos foi presidente da Liga Esportiva de Bragança(LEB), entidade que se tornou uma das melhores do interior do estado. Através de seu prestígio conseguiu realizar os jogos do Campeonato Bragantino no campo da Associação Atlética Banco do Brasil(AABB)uma vez que Bragança não disponibilizava de estádio.
Marcel foi pioneiro na organização da Semana da Pátria em Bragança quando em 1972 reuniu com o Chefe Instrutor do Tiro de Guerra, Sargento Edyr Couto dos Santos, Luiz Maria Soares, professores Agnaldo e Socorro Carneiro, Dr. Jorge Ramos e outros e realizaram o primeiro torneio de futsal em homenagem ao Sesquicentenário da Independência do Brasil(150 anos) dando início ao maior torneio cívico esportivo do Brasil. Foi presidente do Bragantino Clube do Pará onde este ano(2020) ocupava a função de presidente do Conselho Deliberativo(Condel).
Marcel fez parte da primeira Feira da Cultura de Bragança, organizada pelo Escritório da Emater-Pará tendo à frente as professoras Ana Abreu e Clemilda Nery e que foi instalada na quadra de esportes do Grupo Escolar Monsenhor Mâncio. Foi diretor social do Clube Recreativo Nove Balões. Presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE de Bragança) da qual foi fundador.
Por seis anos foi vereador na Câmara Municipal apresentando projetos e relevantes para a cultura de Bragança. Também esteve na fundação do Movimento Democrático Brasileiro(MDB) e posteriormente ajudou a implantar o Partido do Movimento Democrático Brasileiro(PMDB) onde foi secretário. Por muitos anos foi Diretor Administrativo das Câmaras Municipais de Bragança, Tracuateua e Augusto Corrêa. Marcel Braun recebeu homenagens de Honra ao Mérito da Aeronáutica, da Secretaria de Estado de Educação(SEDUC) e, por último, o título de Cidadão do Município de Tracuateua.
A Câmara Municipal de Tracuateua por meio do seu presidente, funcionários, colegas e comunidade publicou nota lamentando profundamente o falecimento de seu Assessor Parlamentar. O corpo de Marcel foi velado no plenário da Câmara Municipal onde trabalhou por 27 anos. Braun foi contratado durante a gestão do presidente José Américo Alves Sarmento, em 1993.
Às 10 horas o cortejo saiu em direção ao Cemitério Santa Rosa de Lima, a urna foi coberta com as bandeiras do Bragantino, APAE e de Bragança. Ao passar em frente à sede do Bragantino, com bandeiras a meio mastro, diretores, jogadores e funcionários se posicionaram na calçada e deram o último adeus ao seu diretor com um pipocar de fogos e a execução do hino do clube.
O Bragantino Clube do Pará perde assim o seu quarto presidente, anteriormente faleceram Nazareno Pimentel(primeira gestão), José Valério Monteiro da Silva e Celso Orlando da Silva Leite.
Reportagem e fotos: J. Bahia